Cabelos Cacheados - Cuidar, Aceitar e Assumir

Então peoples, esses é o terceiro e último post que falo de cabelos cacheados e afros. No post anterior listei os tipos mais comuns de cachos e suas características, aqui vou falar um pouco do tratamento, corte e estilo desses tipos de cabelos.


Vocês já devem ter ouvido falar em cronograma capilar, certo? E por que então eu vou falar nele novamente?! Porque ele vai nos revelar de que tipo de nutriente o cabelo mais está precisando! Cronograma capilar é como uma agenda de três etapas e que devem realizadas SEPARADAMENTE e nessa ordem:




1º) HIDRATAÇÃO – reposição hídrica
2º) NUTRIÇÃO – reposição lipídica
3º) RECONSTRUÇÃO – reposição proteica

É importante realizar cada etapa separadamente e nessa ordem pois assim vai conseguir  identificar em qual etapa seu cabelo obteve melhor resposta e, portanto, tomá-la como “foco” do seu cronograma capilar.

E quanto tempo faço cada uma?! Não há tempo exato ...em geral 2 semanas masnão é uma regra, você pode permanecer mais tempo na etapa X do que na etapa Y. Para tanto, escute os “pedidos e respostas” do seu cabelo a fim de identificar qual etapa você deverá realizar mais vezes antes de partir para a próxima.

Obs: nuca, eu disse NUNCA reconstrua um cabelo ANTES de passar pelas etapas de Hidratação e Nutrição. pois se o cabelo grita por reconstrução, os demais componentes da fibra capilar (água e lipídeos) já abandonaram seus fios a muuito tempo....Mas e se eu quiser usar assim mesmo? Vai lá... mas  o excesso de proteína pode acarretar quebra e enrijecimento dos fios.


E que como sei quais produtos são para hidratação, nutrição e reconstrução?
Pelas substâncias que eles apresentam. Vou listar as mais comuns para cada etapa:

Substâncias para Hidratação

Glicerina Vegetal ou Glicerina (Glycerin, Glicol, Gliceryl)
Álcools modificados (ex: Cetyl Alcohol e Cetearyl Alcohol),
Extratos Botânicos (Ex: Melissa Officialis Extract, Rosemarinus Officinalis Leaf Extract, ou seja, todo que tiver um nome de “planta” acompanhado por “Extract)
Panthenol,
Aloe Vera,
Vitaminas,
Sacarose ou Derivados do Açúcar.

Substâncias para Nutrição
(Em geral, óleos e manteigas)

Manteiga de Karité (Shea Butter)
Manteiga de Murmuru (Astrocaryum Murumuru Seed Butter ou Murmuru Butter)
Manteiga de Cacau (Theobroma Cacao Butter)
Manteiga de Cupuaçu (Cocoa Butter)
Manteiga de Abacate (Avocato Butter)
Manteiga de Tutano (Marrow Butter)
Óleo de Coco (Coconut Oil)
Óleo de Oliva (Olive Oil)
Óleo de Abacate (Avocato Oil)
Óleo de Tutano (Marrow Oil)
Óleo de Argan (Argania Spinosa Oil), etc.

Substâncias para Reconstrução

Queratina (Hydrolyzed Keratin)
Creatina (Creatine)
Arginina (Arginine)
Cisteína (Cysteine)
Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein) 





Agora que você já foi no seu armário e separou os seus cremes em nutritivos, hidratantes e reconstrutores, hora de avaliar o corte do seu cabelo. Se você alisa o cabelo, é bem possível que seu corte seja reto, ou algum formato de corte que não favoreça a formação de cachos. 

Cabelo cacheado deve ter camadas para que os cachos fiquem soltos e com formas, os cachos não devem receber o mesmo corte reto destinado aos cabelos lisos. Procure locais e profissionais que trabalhem com corte em camadas, converse sobre seu objetivo e eles certamente farão um bom corte. 


Nada do que é posto aqui é uma regra ou certo pois se tratando de cabelos, algo se torna correto quando funciona para VOCÊ e ponto.

A receita para cuidar de cabelos cacheados é: ACEITAR e ASSUMIR. 
Não há mistérios, segredos, mandingas para aprender a cuidar dos cabelos cacheados, o que observo na maioria das vezes é falta de ACEITAÇÃO. Cabelos cacheados são volumosos, assimétricos, ressecados e delicados.Tais fatores são CARACTERÍSTICAS, não são DEFEITOS. A dificuldade começa a existir e a se tornar enooorme quando passamos a encarar algo que é característicos dos cachos como algo que os problematiza. 

E assim tem início a não aceitação e a busca constante por corrigir o que não precisa de correção e sim cuidados adicionais. Apenas cuidar dos cabelos cacheados de forma diferenciada não será eficaz, é necessário mudar a postura com a qual se encara os cachos. Cuidar dos cabelos cacheados somente será tarefa difícil quando o objetivo for eliminar aquilo que lhe é característica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário